onde atua o assistente social
19 jul 2016

Onde atua o Assistente Social?

Esta é uma pergunta que é muito formulada por aqueles que se despertam para a profissão do Serviço Social.

Sabemos que o assistente social, assim como os demais profissionais, exerce o seu trabalho em um contexto de crise mundial do capitalismo, em que se buscam projetos alternativos ao mesmo, para a superação ou desvio de tal crise.

Nessa conjuntura se acirram os problemas sociais, econômicos e políticos, que acabam adquirindo complexidades sem precedentes (pobreza, desigualdade social, exploração de crianças, violência em suas mais diversas formas, dependência química, abandono, situação de rua, etc.)

São sequelas e expressões da questão social brasileira que vão se configurando e reconfigurando dentro da dinamicidade da conjuntura política, econômica e social.

 

Qual a resposta para isso?

O Estado tem a atribuição legal e constitucional de estabelecer e executar o conjunto de políticas sociais, em parceria com as organizações da sociedade civil, para o enfrentamento destas e de outras expressões da questão social brasileira. E as políticas sociais tem se constituído em importante espaço de atuação dos assistentes sociais.

Mas, os assistentes sociais atuam também com aqueles que, de alguma forma, estão fora do atendimento de qualquer política social, afetando-lhes o acesso à garantia de algum direito ou impedindo a resolução de alguma situação de necessidade. O assistente social vai trabalhar focando a inclusão destes em programas, serviços e benefícios, não esquecendo que atua com pessoas, seres integrais e únicos, com problemas que geralmente requerem urgência no atendimento, e que têm direito a esse acesso e/ou atendimento.

Por outro lado, o assistente social pode ocupar o seu espaço profissional no âmbito não governamental, atuando em altos níveis do processo decisório ou na execução de ações que assegurem melhor prestação de serviços e garantia de direitos ao público usuário dos seus serviços.

Portanto,

O espaço profissional do assistente social é bastante amplo e diversificado.

Pode atuar nas mais diferentes áreas públicas ligadas às políticas sociais e, nestas, com destaque à Assistência Social, Educação e Saúde, tanto na dimensão de macro atuação relacionadas às grandes decisões que irão determinar o encaminhamento político e técnico das ações, como na dimensão de micro atuação, relacionada aos setores públicos de intervenção social direta.

Mas, constituem-se em campo e espaço de atuação do assistentes sociais as diversas organizações da sociedade civil, instituídas fora do aparato estatal, tais como as denominadas organizações do Terceiro Setor (atuam com fins de atendimento às demandas e expressões da questão social, mas sem finalidade de lucro, nas quais o trabalho do voluntariado é muito forte) e em empresas, seja na área de recursos humanos como em programas de responsabilidade social, apoiados e desenvolvidos por estas. Mas também, podem atuar como assessores e consultores a estas organizações públicas ou privadas, principalmente em ações relacionadas à gestão e ao planejamento.

Seja onde for, o profissional de Serviços Sociais buscará provocar mudanças significativas nas condições e nos modos de vida dos seus usuários.

Conheça o curso de Serviço Social em EaD

Diploma igual ao presencial
QUERO CONHECER

Deixe um comentário