radiologia industrial
20 jul 2016

O que é Radiologia Industrial

A radiologia tem vários campos de atuação. Um deles é a radiologia industrial. Geralmente pensamos os cursos de radiologia como sendo específicos para radiologia médica e que para seguir no campo da industrial é necessário um curso específico para isso. Veremos o processo necessário para se tornar um profissional da radiologia industrial.

A dúvida que surge para alguns candidatos na hora de fazer o curso é a respeito da carreira que eles gostariam de seguir. Muitas vezes se pensa que fazendo o curso de radiologia se aprenderá somente a fazer exames de diagnóstico por imagem da área médica e não se sabe se com a formação desejada será possível seguir carreira na área industrial. Pensa-se assim porque existem poucas informações a respeito da radiologia industrial. Devemos saber que, para trabalhar nessa área, primeiro deve-se passar pelo curso de radiologia para ter a formação adequada e ser um profissional da radiologia devidamente credenciado pelo Conselho de Tecnólogos em Radiologia.

Vamos esclarecer o que é a radiologia industrial e quais são os caminhos a serem seguidos.

A radiologia industrial prevê os campos alimentar, farmacêutico e cosmético. Abrange em seu campo indústrias metalúrgicas, usinas hidroelétricas, engenharia aeronáutica, engenharia civil, celulose, portos, aeroportos e tanto em linhas de produção quanto em controle de qualidade e segurança.

Para dar uma ideia melhor da aplicabilidade, veremos alguns exemplos:

  • Alimentar, farmacêutico e cosmético: é usada na esterilização dos produtos.
  • Indústrias como hidroelétrica, naval, petrolíferas, metalúrgicas, aeronáutica e engenharia civil: a radiologia gera imagens para controle de defeitos de continuidade de peças ou encontra onde estão os problemas que causam o mau funcionamento de turbinas hidroelétricas; indica o lugar correto de perfuração de um poço de petróleo. Os aparelhos utilizados na radiologia industrial são os de ultrassonografia, de tomografia, gamagrafia e alguns métodos de ensaio não destrutivos.

Está interessado em seguir essa carreira? Depois de fazer o seu curso, você deve fazer obrigatoriamente uma especialização que vai proporcionar estágio nesses campos e que deve estar de acordo com as normas da Agência Nacional Energia Nuclear (CNEN) e do Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER) .

As figuras profissionais dentro dessa área são:

  • Supervisão de Proteção Radiológica: deve fazer sua especialização em escolas com supervisores qualificados pelo CNEN. Depois, deverá fazer as provas, geral, específica e prática/oral, que são aplicadas pela CNEN.
  • Responsável pela Instalação Aberta (RIA) ou Operador Nível II: deve ter concluído um Curso de Proteção Radiológica em Radiologia Industrial com carga horária mínima de 80 horas-aula e depois ter conquistado aprovação no processo de certificação da qualificação CNEN como “RIA”.
  • Operador de Radiografia ou Operador Nível I: é um profissional com treinamento em Proteção Radiológica em Radiografia Industrial com carga horária mínima de 80 horas-aula e depois ter aprovação no processo de certificação da qualificação CNEN como “Operador”.
  • Auxiliar de Radiografia ou Operador Estagiário: é uma função assumida no início da carreira e, para exercício da função, é necessário ter concluído o mesmo treinamento citado acima. Contudo, este profissional não possui ainda nenhuma certificação da CNEN.

Este treinamento (com carga horária mínima de 80 horas-aula) é um dos pré-requisitos para atuação no mercado de trabalho e posterior participação dos processos de certificação da CNEN como RIA (Operador Nível II na nova nomenclatura) ou Operador de Radiografia (Operador Nível I na nova nomenclatura).

No estado de São Paulo e Rio de Janeiro, onde estão os maiores campos de atuação dessas áreas da radiologia, existem escolas que oferecem as especializações e cursos de preparação para a prova da CNEN, além de darem o apoio para a realização da prova, como o conhecimento de datas e do processo de inscrição. É interessante que quem procura trabalhar com a indústria busque nessas escolas as informações que julgue necessárias. Fazendo uma pesquisa na internet, é possível encontrá-las.

Conheça o curso de Radiologia em EaD

Diploma igual ao presencial
QUERO CONHECER

1 Resposta

Deixe um comentário