engenheiro civil salario
20 jul 2016

Quanto ganha um engenheiro civil?

A valorização profissional do engenheiro é alvo de inúmeras palestras Brasil afora. O tema já foi amplamente debatido e discutido em plenárias do CREA e em entidades de classe. Quando nos remetemos ao assunto, sempre surgirá a pauta sobre a remuneração salarial e honorários de consultoria e prestação de serviços. Os dividendos financeiros são uma peça chave neste contexto. Pode-se dizer que seria a premissa básica e que os demais atributos são consequência lógica do devido tratamento que dever perceber o profissional em qualquer área de atuação. Porém, existem casos de inobservância deste assunto no meio empresarial. Portanto, coube uma legislação específica sobre o tema e nos debruçaremos sobre ela neste artigo.

Vale ressaltar que, acompanhado de uma boa remuneração, cabe ao profissional apresentar um serviço de qualidade, seja como pessoa jurídica, autônomo ou como funcionário privado ou público. Podemos dizer que um é consequência do outro. A intensidade desta valorização profissional financeira dependerá em muito da qualidade dos serviços entregues pelo profissional de engenharia e, para isso, fazem-se necessários alguns conhecimentos básicos sobre o que vem a ser um serviço de qualidade. Cursos de Engenharia devem repassar conhecimentos de Gestão de Projetos, Gestão Financeira, Administração e Empreendedorismo, Segurança do Trabalho e outros, os quais promovem a excelência no trabalho e são importantes ferramentas para a aplicação adequada dos conhecimentos adquiridos na área de formação específica em Engenharia.

 

Salário Mínimo Profissional

Conforme citado pelo SENGE-PR:

O Salário Mínimo Profissional (SMP) é um direito consolidado que nasceu justamente para impulsionar carreiras estratégicas para orientar o crescimento ordenado e sustentável das nossas cidades, nossos estados e do nosso país. Foi instituído pela lei federal 4950-A/66, de 22 de abril de 1966, que define que o piso profissional de engenheiros, arquitetos, agrônomos, químicos e médicos veterinários equivale a seis salários mínimos vigentes para seis horas de trabalho e a oito salários mínimos e meio para oito horas trabalhadas.

 

Veja na tabela a seguir o valor do Mínimo Profissional, considerando o Salário Mínimo vigente em 2016 de R$ 880,00.
Valores do salário mínimo profissional

salario engenheiro

Observação: O engenheiro que trabalha 6 horas por dia deverá receber 6 salários mínimos. O cálculo para definição do salário mínimo profissional acima de 6 horas diárias é obtido sobre a sétima e oitava horas de trabalho pelo percentual de 50% sobre a hora normal, devendo o engenheiro receber, minimamente, 9 vezes o salário mínimo nacional para uma jornada de trabalho de 8 horas diárias.

* A Lei 4.950-A/66 definiu a remuneração mínima de 6 vezes o salário mínimo nacional para jornada diária de 6 horas e as horas excedentes à sexta diária deveriam ser pagas com adicional de 25%. Portanto, para jornada de 8 horas seria 8,5 vezes o salário mínimo nacional.

 

Mas a Constituição Federal de 1988 definiu o adicional de horas extras de 25% para 50%.  E o cálculo para definição do salário mínimo profissional acima de 6 horas diárias é obtido sobre a sétima e oitava horas de trabalho pelo percentual de 50% sobre a hora normal, devendo o engenheiro receber, minimamente, 9 vezes o salário mínimo nacional para uma jornada de trabalho de 8 horas diárias.

É importante esclarecer que a 7ª e 8ª horas da jornada do engenheiro não são horas extraordinárias, para definição de piso profissional. O legislador entendeu que estas devem ser acrescidas pelo mesmo percentual das horas extraordinárias.

O Centro Universitário Filadélfia – UniFil EaD oferece cursos de Engenharia à distância que capacitam os alunos com uma formação de Gestão Empresarial nos dois primeiros anos. Deste modo, o Engenheiro oferece ao mercado de trabalho um serviço diferenciado e de qualidade e, consequentemente, com uma melhor remuneração.

Conheça o curso de Engenharia Civil em EaD

Diploma igual ao presencial
QUERO CONHECER

Deixe um comentário