o que e administracao
22 jul 2016

O que é Administração e por que estudá-la

Ao fazermos nossas escolhas profissionais, precisamos estar atentos com os seguintes aspectos: área de atuação, quais são as atividades a serem desenvolvidas, sem contar a questão salarial, a forma como o mercado remunera o profissional. Por esse motivo, é de suma importância a escolha de um curso adequado para seguir carreira. Precisamos levar em conta todos os fatores citados acima, porém, o mais importante é fazer a escolha da área que traga a sua realização pessoal, porque não há coisa melhor do que fazer aquilo de que se gosta, sem contar que seus resultados serão ainda melhores.

O sucesso é algo que a maioria das pessoas quer alcançar. No nosso ambiente de trabalho, o sucesso pode ser alcançado através de muito esforço (transpiração), garra e muita dedicação.

A administração é uma das áreas mais fascinantes e abrangentes, pois ela abre diversas portas no mercado, permitindo ao administrador atuar em várias vertentes, dando a possibilidade de rápida inclusão no mercado.

Os conceitos da área abrangem recursos, decisões, pessoas, informações, conhecimento, espaço, dinheiro, tempo, instalações, planejamento, organização, objetivos, coordenação, controle e direção.

 

Afinal de contas, o que é administrar?

Administrar compreende atuar em diversos tipos de empresas, montar seu próprio negócio ou até aplicar o conhecimento dentro da sua própria casa, tornando as pessoas mais organizadas, com uma visão diferenciada sobre o modo de conversão e aplicação dos seus recursos, envolvendo a habilidade para lidar com outras as pessoas e a capacidade de planejar e tomar decisões.

As funções de planejamento, organização, direção e controle são básicas para todo administrador de empresas, pois, quando falamos em planejar, refere-se às implicações das nossas decisões tomadas hoje para um futuro próximo.

A organização compreende a distribuição do poder, das tarefas, das responsabilidades e da prestação de contas. A organização também procura otimizar os recursos de uma empresa. E a direção envolve os estilos de liderança utilizados pelos gestores para motivar sua equipe a atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão. O controle é a demonstração de compatibilidade entre os objetivos esperados e os resultados alcançados. Neste caso, o produto principal do controle é a informação.

 

Por que a administração é apresentada como ciência, arte e profissão?

Primeiramente, o que é ciência? É o estudo de alguma coisa. Assim, a administração dita como ciência é o estudo de fenômenos complexos, sobre os quais os administradores têm pouco conhecimento. O administrador acaba tomando decisões sobre informações incontroláveis. Um exemplo é a crise econômica de um país.

Por ser uma ciência inexata, o administrador toma decisões com bases em informações incontroláveis, devido aos limites cognitivos da racionalidade.

A administração como arte é conseguir um resultado desejado por meio da aplicação de habilidades. Dizemos que é uma arte porque a administração proporciona, por meio de desenvolvimento e treinamento educativo, as habilidades necessárias para que o administrador realize com toda a desenvoltura suas atividades na organização. Nesse sentido, podemos dizer que a administração é a arte de liderar pessoas. O administrador adquire um conjunto de conhecimentos nas áreas de administração de recursos humanos, administração de marketing, administração financeira, administração de produção, administração estratégica, administração de materiais e logística e assim por diante. Sendo assim, sua habilidade se iguala à arte, fazendo uma ligação com suas ações práticas, ou seja, fazendo seus projetos saírem do papel e virarem realidade.

E, por fim, a administração como profissão. O processo de industrialização no Brasil, tendo acontecido nos anos 30, trouxe a necessidade de procedimentos administrativos no setor público e motivaram a criação da Fundação Getúlio Vargas em 1944. Logo em seguida, foi implantada a Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP, em 1954. Com isso, toda essa evolução fomentou a criação da profissão de administrador no Brasil, que se deu na edição da Lei n° 4.769, de 9 de setembro de 1965. Essa lei foi regulamentada pelo decreto n° 61.934, de 24 de fevereiro de 1966, definindo assim as atividades e os campos profissionais do administrador.

Estudos comprovam que a pessoa com formação superior tem promoções mais rapidamente e são capazes de alcançar posições de mais alto nível do que pessoas que não tem graduação. O bacharelado em administração vai ajudá-lo em cada aspecto de seu trabalho.

 

Mas, afinal, por que estudar administração?

Ao estudar sobre o marketing, você aprende como direcionar o seu negócio para um público específico para aumentar a sua lucratividade. Dentro de uma perspectiva financeira, você vai aprender como investir os recursos e tomar decisões. E na gestão você aprende a desenvolver habilidades para exercer dentro da organização, como o recrutamento, seleção, gerenciamento, etc. Assim, você estará preparado tanto para atuar dentro de uma organização quanto para gerir seu próprio empreendimento.

Conheça o curso de Administração de Empresas em EaD

Diploma igual ao presencial
QUERO CONHECER

Deixe um comentário