empreendedorismo-escolar
22 jul 2016

Gestão participativa e o conceito de empreendedorismo escolar

O conceito de “gestão participativa” na escola reflete a realidade atual onde se procura evidenciar que a postura assumida pelo diretor escolar passa a ser um diferencial quanto à qualidade das atividades apresentadas na escola. Para tanto, propõe-se desvelar até que ponto o papel assumido pelo gestor escolar, evidenciado, sobretudo, por meio das decisões tomadas e caracterizadas por um comportamento descentralizador, pode de fato melhorar os resultados sobre os aspectos da aprendizagem.

É comum na literatura, ao enfocar o termo “gestão escolar”, associarem-no ao conceito de “gestão empresarial”, de visão econômica, portanto, voltada ao mercado. Contudo, o conceito empregado aqui pretende traspor aos diversos paradigmas impingidos pela visão mercadológica a fim de demonstrar que, a partir da postura adotada por um gestor, sendo ele de uma escola ou empresa, reitera uma posição de espírito empreendedor necessário para além do vislumbre diante de qualquer realidade.

Desse modo, visa-se destacar o implemento de ações práticas do gestor escolar, associando-as a um “perfil empreendedor”, com base no enfoque participativo de visão democrática, onde sua preocupação volta-se, necessariamente, para o desenvolvimento de pessoas e motivação da equipe. Diante de uma realidade em que o coloca no papel de liderança, um dos principais desafios compreende-se pela efetiva participação de todos os envolvidos. Para tanto, para o cumprimento desses objetivos, evidencia-se a necessidade de se estabelecer o sentimento de pertencimento de todos aqueles que integram a educação, sendo um dos principais resultados maior envolvimento e comprometimento com o sucesso e qualidade na escola. Paro destaca o uso de tais estratégias a partir de três proposições: “a criação de uma equipe com responsabilidade compartilhada; desenvolvimento contínuo de habilidades pessoais e a construção e determinação de uma visão de conjunto”.

Assim, as práticas das relações nas escolas derivadas do conceito de gestão participativa deverão ser exercidas por meio de uma postura de caráter “socializador”, buscando o rompimento com o “caráter conservador e autoritário”, tão repudiado nos dias atuais, sendo as tarefas delegadas a um grupo que assumiu, em conjunto, o compromisso com a transformação social e com a democratização do ensino e da escola.

Vale destacar que o conceito de gestão participativa supera e extrapola o limite intransigente da administração, assentando-se na mobilização dinâmica e coletiva dos próprios indivíduos envolvidos, de modo com que estes sejam capazes de lidar com situações inusitadas do dia a dia de forma criativa e independente.

Em razão disso, pode-se afirmar a existência da necessidade de se criar condições para que os gestores, na tentativa de responder às questões de ordem administrativo-pedagógicas, estabeleçam prioridades sobre o exercício de algumas funções: atitudes empreendedoras, liderança participativa e foco no desempenho escolar (aprendizagem).

Por meio dessas ações, é possível identificar que um perfil ligado ao conceito de empreendedorismo poderá contribuir com indicadores que se fundamentarão em uma história escolar de sucesso. E, pensando assim, o gestor escolar, a partir de um compromisso sério com a qualidade na formulação de alternativas, diante das dificuldades vivenciadas no dia a dia, deverá estar comprometido com os resultados e ser alvo de destaque entre as demais escolas.

Diante disso, a partir da análise e discussões pertinentes sobre o desempenho do gestor escolar, coopera-se, portanto, para a extração de elementos presentes nas relações sociais dentro dos espaços educativos, os quais, com os devidos encaminhamentos didáticos, podem ser transpostos para a resolução de possíveis dificuldades, além de servir para a reflexão da realidade escolar em relação às principais práticas adotadas por gestores e ao emprego de atitudes empreendedoras significativas provocadas por uma mudança na realidade.

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